quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Caetano Black Bloc

Caetano Black Bloc – apontamentos para um estudo anti-belicista e o papel de expoentes midiáticos na disseminação da violência

Lembro que o Rio quis criminalizar o uso de máscaras em manifestações. Em setembro de 2013.

E conclamaram máscaras para o 7 de setembro (evento tão fracassado quanto o 25 de janeiro e o Catracaço que matou o cinegrafista).

Caetano vestiu a máscara em 6 de setembro no Mídia Ninja. E também na PosTV. Para conclamar a ir às ruas porque o Brasil é um absurdo.

À partir de 1:15
“ Caetano – Eu sou apenas um velho baiano, mas moro no Rio há muitos anos, e eu acho que uma cidade como o Rio de Janeiro receber a proibição do uso de máscaras é uma violência simbólica (sorrindo).

Mascarado – Se só ele dê, porrada na gente, a gente vem pras ruas e vem mascarado e vem protegido porque a gente vai continuar nas ruas, a situação é absurda, do Brasil como um todo. E o 7 de setembro vai ser um reflexo disso tudo e acho que vai ter todo tipo de gente, todo tipo de demanda na rua, desde a direita até à esquerda, mas ta todo mundo indignado. E é isso aí.

Caetano - Então eu penso o seguinte, no dia 7 de setembro, podíamos todos sair mascarados. Essa é uma resposta à violência, sem precisar de violência. Pode ser muito bonito. (sorrindo)”.
youtube.com/watch?v=15WUSa1iohg

O Marcelo D2 também vestiu a máscara. Lembra?

 

Tentaram envolver o Chico, mas a parada dele era outra. Era pra capa do disco que foi gravado na Sibéria... ou outro lugar geladaço. (cartacapital.com.br/blogs/blog-do-lino/o-facebook-e-a-lenda-de-chico-e-caetano-black-blocs-8541.html)

O Freixo teve bastante espaço para bradar contra a lei anti máscaras e a favor dos ‘manifestantes’ mascarados.
“Os métodos representam um outro debate”. Aos 2:14

“Repórter - Fala um pouquinho sobre Black Bloc, o que você acha, sua opinião pessoal, tal.

Freixo - Mas aí, aí são eles, acho que é um movimento, assim como são - vários movimentos tem vários métodos distintos né? Eu não sou juiz pra ficar avaliando os métodos. Assim, eu tenho uma militância de muitos anus, muitos e muitos anos, muito antes do parlamento.

Repórter - Certo

Freixo - São mais de 25 anos de militância. Tem uns métodos que eu acho que são mais eficientes, tem outros métodos que eu acho que são menos, mas eu não sou juiz para ficar pra dizer que movimento é o movimento correto ou não é, eu acho que qualquer movimento que visa a construção de uma sociedade mais justa é válido. Os métodos são, representam outro debate.”

Ora, se eram os métodos que a lei estava discutindo, a mesma lei que o psol votou contra e declarou inconstitucional...

Lembro que o pig ficou meio histérico bipolar, como agora, dizendo que é o estado quem deve garantir a segurança, mas clamando contra a lei, com deboche imbecil, defendendo pretensas liberdades individuais, a Constituição e etc... uma pesquisa com os termos lei anti mascaras no Google traz os seguintes resultados principais e dá pra se notar o clima anti-lei na época:

1.                   Aprovado projeto que proíbe máscaras em manifestações - geral ...

www.estadao.com.br/.../geral,aprovado-projeto-que-proibe-mascaras-em...
10/09/2013 - O projeto de lei que proíbe o uso de máscaras ou qualquer outra forma de ocultar o rosto em manifestações políticas no Rio foi aprovado nesta  ...

2.                  Lei contra máscaras no Rio é inconstitucional, diz OAB-RJ - Jornal ...

oglobo.globo.com/.../lei-contra-mascaras-no-rio-inconstitucional-diz-oab...
10/09/2013 - RIO - A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio (OAB-RJ) afirma que é inconstitucional o projeto de lei 2405/2013, que proíbe o uso de ...

3.                   G1 - Cabral sanciona projeto de lei que veta máscaras em protestos ...

g1.globo.com/.../cabral-sanciona-projeto-de-lei-que-veta-mascaras-em-p...
11/09/2013 - Projeto de lei foi aprovado na Alerj nesta terça e sancionado nesta quarta.Máscaras poderão ser usadas em eventos culturais.

4.                   Cabral sanciona lei que proíbe máscara em manifestação - EXAME ...

exame.abril.com.br/.../cabral-sanciona-lei-que-proibe-mascara-em-manif...
11/09/2013 - Lei também obriga os manifestantes a comunicar os protestos com antecedência à polícia.

5.                   Imagens de lei anti máscaras


          

6.                   Marcelo Freixo fala sobre a aprovação da lei anti-máscaras e sobre ...

www.youtube.com/watch?v=foOETau5C5w
12/09/2013 - Vídeo enviado por Coletivo Mariachi
Em bate-papo com manifestantes após a votação do projeto que proíbe o uso de máscaras nas ...

7.                   Ditadura Carioca: Lei anti-máscaras coloca tática Black Bloc em ...

www.youtube.com/watch?v=O7rIzSPZEVU
04/09/2013 - Vídeo enviado por Coletivo Mariachi
Publicado em 04/09/2013

Aqui é interessante um parênteses para constatar qual é a famosa tática Black Bloc.

Para IMPOR seu desejo de manifestar-se com máscaras, ou como diz o ‘Batman’, seu ‘símbolo’, tentam invadir o evento alheio. E fazem até uma errata:
"ERRATA: O evento que ocorria no Teatro Municipal do Rio de Janeiro simultaneamente ao 'baile de máscaras' na Cinelândia não era do canal Multishow, que ocorria na Barra.
Na verdade o que ocorria no teatro era um espetáculo de dança da companhia norte-americana, Pilobolus Dance Theatre."
__________________________________________________
Na noite de 03 de setembro de 2013, em manifestação contra a criação de uma nova lei que proíbe o uso de máscaras em protestos no Rio de Janeiro, 4 pessoas foram detidas para averiguação. Alguns manifestantes tentaram invadir o Teatro Municipal, onde acontecia um espetáculo de dança da companhia norte-americana, Pilobolus Dance Theatre. Uma manifestante foi levemente atingida por um carro que furou o bloqueio feito por manifestantes na Av. Rio Branco.

8.                   Lei Estadual nº 6.528/13 (anti-máscaras) - Teoria e Crítica Literária

www.jodorecantodasletras.prosaeverso.net › Todos  Textos Jurídicos
21/09/2013 - LEI Nº 6528 DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. ... IV - sem o uso demáscaras nem de quaisquer peças que cubram o rosto do cidadão ou ...

9.                   Sindicato da Notícia: Lei anti-máscara não resolverá violência

www.sindicatodanoticia.com.br/.../lei-anti-mascara-nao-resolvera-violenc...
16/09/2013 - A lei que proíbe o uso de máscaras em manifestações políticas no Rio de Janeiro sancionada pelo governador Sérgio Cabral na semana ...

10.               Proibição do uso de máscaras nos protestos viola direito à livre ...

vozesdascomunidades.org/proibicao-do-uso-de-mascaras-nos-protestos-v...
23/09/2013 - Tampouco, leis contra máscaras em protestos não é novidade somente ...Piñera quer aprovar uma Lei anti-encapuzados para criminalizar os  ...

11.               proibir uso de máscaras é inconstitucional!!! - latin language

juliovaisman.blogspot.com/2013/09/proibir-uso-de-mascaras-e.html
11/09/2013 - Lei contra máscaras no Rio é inconstitucional, diz OAB-RJ! ROCK IN RIO... RJ: Cabral sanciona lei que proíbe máscara em protestos de rua

E o ‘Azedo’ hein, tem sido coerente, pasmem. Criticou o Caetano na época e o critica agora.

Setembro 2013

Reproduzo com nojo o blog do Azedo, porque não há tanta opinião dele nesse trecho: “Caetano não só defendeu a ação dos black blocs. Na sua página do Facebook, o grupo publicou o seguinte mimo: “Caetano Black Bloc. É uma violência simbólica proibir o uso de máscaras. Dia 07 de setembro todos deveriam ir às ruas mascarados”. A informação está na página do jornal Extra.

Não parou por aí. Posou para uma foto com a cara coberta. Informa o jornal: “A foto de ‘Caetano Black Bloc’ e o apoio dele ao grupo foi publicada também no perfil oficial do compositor no Twitter. A produtora Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano, elogiou a iniciativa: ‘Meu Deus. Ninguém segura painho!’. O deputado estadual Marcelo Freixo emendou: ‘Sensacional! Quanto orgulho!’.”

Marcelo Freixo é um dos chefões do PSOL, o partido que foi construído, segundo o testemunho da deputada Janira Rocha, com dinheiro do Sindsprevi. Ela confessa também que a grana do sindicato foi roubada para financiar a sua campanha. É claro que Janira acha, e deve ser este o pensamento do PSOL, que roubar dinheiro público para fundar um partido é uma coisa admirável.”

Fevereiro 2014

Caetano faz um texto não para se desculpar de apoiar a tática, mas para protestar contra internautas.
http://www.brasil247.com/pt/247/cultura/114976/Black-Bloc-Caetano-protesta-contra-internautas.htm

O Caetano é classe média, segundo ele nesse texto.


Finalmente, porque toda a grita anti-lei anti-máscara, naquele momento, e agora, após o resultado trágico do uso de material explosivo por esses manifestantes mascarados, o que vemos é a imprensa pedindo mais e mais manifestações? Muito estranho. #sqn - estão apostando TUDO na escalada da violência. Caetano já foi absolvido.