quinta-feira, novembro 08, 2012


Plano de trabalho – Encantando a literatura pelo Brasil

Manual de Literatura (En)Cantada - Estados

Apresentação
O projeto Manual de Literatura (En)Cantada foi elaborado a partir da observação de que nas redes de ensino pública e particulares do Brasil existem poucas opções de materiais didáticos e paradidáticos que tratam dos temas da História e Cultura Afro-Brasileira. O projeto surgiu com o intuito de preencher esta lacuna, de modo a auxiliar profissionais da educação a trabalharem com os temas da africanidade e da afrodescendência e para o cumprimento da lei 10.639/03. Foi um sucesso total e a primeira experimentação conta com 12 textos que foram musicados e compõe o Manual de Literatura (En)Cantada.

Assim, a proposta agora será produzir um novo material pedagógico composto de novo livro-DVD, um material a ser produzido a partir de textos selecionados da literatura brasileira – tanto poesia quanto prosa – extraídos de obras que vão dos clássicos aos populares, com enfoque em autores de cada Estado da federação que o projeto acontecer, que serão musicados, e sobre os quais o livro também buscará resgatar informações sobre seus aspectos linguísticos, culturais, históricos e sociais.

O livro-DVD proposto nascerá de um trabalho de criação coletiva, por meio de oficinas culturais, baseado na experiência de mais de duas décadas do músico, escritor e produtor cultural francês Frédéric Pagès em parceria com músicos e arte-educadores que serão escolhidos em cada um dos Estados selecionados.

Assim, a proposta é realizar ciclos de oficinas de 20h (5 sessões de 4 horas cada), no período de duração do projeto, para músicos que atuam no campo da arte educação, professores de música e de dança, professores de língua portuguesa, literatura, artes,  educação física, que tenham sensibilidade musical, das redes pública e privada, de escolas de música, conservatórios, ONGs, etc., nos Estados selecionados, e que queiram usar a música e o ritmo como modo de abordagem criativa da literatura e do trabalho com a língua em geral (ler e escrever). Ao todo propomos a realização de um ciclo de oficina em cada um dos nove Estados selecionados. Os responsáveis pelas oficinas serão os músicos brasileiros e estrangeiros já envolvidos no projeto original.

Cada ciclo de oficina vai comportar uma parte de metodologia geral: como trabalhar os textos literários com a voz, o corpo, o ritmo; a aplicação concreta dessa metodologia na musicalização de um ou dois textos literários de autores do Estado onde acontece a oficina.

O resultado desses trabalhos serão gravados. Cada ciclo resultará pelo menos (no mínimo) em uma música gravada. As oficinas serão filmadas.
O produto do projeto = um Livro-DVD
O DVD: de 10 a 20 músicas mais uma hora de vídeo, com 3 sequências de 20 minutos cada uma, seguindo passo a passo 3 exemplos de musicalização de 3 textos.

O livro será composto pelos os textos utilizados nas oficinas e gravações, as biografias resumidas dos autores e dicas metodológicas.

Objetivos do Projeto
- Despertar o desejo pela leitura a partir do desenvolvimento musical e rítmico;
- Promover o interesse pela pesquisa a partir de referências interdisciplinares;
- Fornecer material didático;
- Oferecer proposta de metodologia para musicar textos;
- Oferecer proposta de metodologia para educação artística por meio da literatura e música;
- Oferecer proposta de metodologia para educação física por meio dos textos coreografados e musicados;
- Oferecer aos jovens músicos e artistas profissionais e semiprofissionais dos Estados selecionados que participarem das oficinas uma formação pedagógica complementar que permita se tornarem formadores e divulgadores da metodologia aprendida durante as oficinas;
- Colaborar com as redes de ensino no cumprimento da lei 10.639/03.

Pré-produção:
Os primeiros seis meses do projeto servirão para que possamos fazer o mapeamento de textos de autores clássicos e contemporâneos de cada Estado em que o projeto irá percorrer.

Ao mesmo tempo, outro mapeamento, o de músicos e arte-educadores interessados no projeto, em cada Estado, será feito por intermédio do contato com associações voltadas à música, grupos de músicos e as redes de ensino de cada Estado. Isso acontecerá inclusive, e principalmente, por meio da reestruturação do site do projeto original, de forma que possa se constituir em um fórum e uma ferramenta efetiva de comunicação e debate sobre música e literatura, além de servir para aglutinar e selecionar os participantes (oficinandos). Servirá também para a troca de ideias, principal canal de comunicação entre os músicos selecionados e divulgação da agenda de oficinas e das atividades em cada Estado. No entanto sabemos que teremos de nos dedicar bastante à pesquisa eletrônica na internet e a telefonemas interurbanos.

Realizaremos também, nesta etapa, os contatos com os profissionais de criação pré-selecionados em cada Estado para que possam participar da seleção final que resultará na formação dos grupos que se responsabilizarão pela musicalização dos textos nas oficinas e gravação. A metodologia de seleção será a efetiva participação no site.

No que tange a parte jurídica, encaminharemos para um advogado especialista em direito autoral todos os detalhes que regerão os acordos entre a organização do projeto e os profissionais de criação, que por sua vez assinarão um contrato se compromissando com a proposta do projeto, assim como será feita a autorização necessária para a utilização dos textos que não se enquadrarem no domínio público.

O projeto prevê formar 100 músicos e arte-educadores em 10 Estados (sendo 10 por Estado), considerando que os Estados a serem selecionados estejam fora dos principais circuitos musicais e/ou literários brasileiros.
  
Os Estados previamente selecionados para mapeamento, por região, são:

Região Nordeste
Ceará
Piauí
Paraíba
Alagoas

Região Norte
Amazonas
Pará
Amapá

Região Centro-Oeste
Distrito Federal
Goiás
Mato Grosso
  
Região Sudeste
Espírito Santo

Região Sul
Santa Catarina

Produção:
As oficinas irão acontecer em cinco dias consecutivos, com duração quatro horas cada, e serão ministradas por quatro pessoas: Frédéric e Xavier, acompanhados de dois oficineiros que tenham participado do projeto seminal, além de um profissional para captação de imagens e o produtor executivo do projeto.

Em cada Estado, ou grupo de dois Estados, serão escolhidos “convidados especiais", músicos renomados em cada Estado que participarão das gravações no estúdio.

As oficinas, que acontecerão em nove Estados diferentes e serão organizadas de modo a racionalizar o tempo e o espaço, terão a duração de cinco dias, ou 20 horas no total. Portanto, a junção das regiões norte e nordeste em uma etapa de oficinas, e das regiões centro-oeste, sul e sudeste, estimamos que esta etapa terá a duração de cerca de 45 dias, em que devemos considerar dois períodos de 22,5 dias. Considerando o deslocamento e a organização geral das oficinas – negociação de espaço para a realização, etc. - e um descanso de 2 dias, estimamos que cada período de 22,5 dias de oficinas consumirá, na verdade, entre 30 e 40 dias de trabalho.

O material gravado em cada ciclo de oficinas comporá o DVD com músicas e exemplos visuais da metodologia sendo aplicada na musicalização de três textos.

Além disso, começará uma nova etapa: a de finalização da redação dos textos do Livro-DVD e também a negociação das autorizações de direitos autorais com os herdeiros ou seus representantes (para os textos que não estiverem em domínio público).

Divulgação e pós-produção:
A divulgação será desenvolvida desde o início do projeto, porém se dará efetivamente por meio da contratação de assessoria de comunicação estratégica. Ela será norteada seguindo as indicações da organização do projeto que dirá quais canais de mídia serão trabalhados e, também, qual o público alvo será atingido. Priorizaremos as mídias locais, principalmente por intermédio de sites locais.

Esse será o período de finalização (mixagem das músicas e edição dos vídeos do DVD). Além disso, os materiais produzidos para divulgação do projeto serão um meio importante para dar conhecimento ao público geral do dia-a-dia e dos resultados do trabalho. Serão distribuídas mil cópias do Livro-DVD e mais mil cópias da nova tiragem do livro-CD original.
  
Prestação de contas:
Serão encaminhados para a PETROBRÁS, no período intermediário e no período final do projeto, relatórios com fotos e vídeos que demonstrem o desenvolvimento das atividades que resultarão no Livro-DVD e as notas fiscais das contrapartidas contratadas.
  
Público Alvo (especificar e quantificar)
ESPECIFICAÇÃO
QUANTIDADE
Estudantes de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio
Redes públicas e particulares de ensino.
Estudantes de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos
Redes Municipal e Estadual de Ensino
Estudantes de Artes do Ensino Básico e do Ensino Médio
Redes públicas e particulares de ensino.
Estudantes de Educação Física do Ensino Básico e do Ensino Médio
Redes públicas e particulares de ensino.
  

                                            Empregos diretos gerados
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO
QUANTIDADE

Direção Geral
Curadoria
Assessoria Jurídica
Produção Executiva
Designer Gráfico
Profissionais de Criação
Profissional de vídeo


1
1
1
1
1
100
1